Agora, vamos juntos configurar as suas formas de pagamento no Portal da Cooki. Com esses ajustes, você vai deixar tudo organizado no sistema, facilitando o dia a dia do seu estabelecimento.
Bora para o passo a passo….
1.2 Forma de Pagamento – Salão #
Para configurar as formas de pagamento do salão, siga o passo a passo:
1º Acesse o portal Cooki Gestão, vá até a guia “Financeiro” > “Formas de Pagamento”.
- Aqui, você verá todas as formas de pagamento já cadastradas para uso no salão, no nosso sistema Cooki Gestão.
2º Quer adicionar uma nova forma de pagamento? É bem fácil:
- Clique no botão “Adicionar”.
- Na tela que vai abrir, você só precisa preencher os seguintes campos:
- Nome: Insira o nome que quer dar à forma de pagamento;
- Cod. Integração: Campo preenchido preenchido automaticamente no caso de integração fiscal
- Ordem Exibição: Defina a posição em que essa forma de pagamento vai aparecer na lista (1º, 2º, etc.).
- Classificação: Escolha o tipo de pagamento — pode ser PIX, carteira digital, ou “Não Classificado”, caso não se enquadre em nenhuma categoria específica.
- Ativo: Mantenha essa opção marcada para que a forma de pagamento esteja disponível.
- Não Emitir Cupom: Marque essa opção se essa forma de pagamento não precisar emitir cupom fiscal.


Organize as bandeiras de cartão que você recebe:
3º Na categoria Cartão de Crédito/Débito, clique nos três tracinhos no canto direito e escolha “Adicionar Forma de Pagamento”.
- Ele vai criar uma forma de pagamento “filho”
4º Adicione os dados que se pede:
- Nome da bandeira: Coloque o nome do cartão, como Visa, MasterCard, etc.
- Ordem de exibição: Escolha em que posição esse cartão vai aparecer na lista (1º, 2º, etc.).
- Data de recebimento: Quanto tempo leva para o dinheiro cair na conta.
- Taxa de operação: Percentual que o cartão cobra em cada venda.
Quer desativar uma forma de pagamento que não usa mais? É simples:
5º Clique na forma de pagamento que deseja desativar e clique na “bolinha verde”.
- Ela vai desaparecer da lista de opções para o cliente, mas a configuração fica salva no sistema, caso você precise reativá-la.
- Verde = Ativo. Vermelho = Inativo
Importante: Estas configurações são válidas apenas para as transações feitas no salão físico. Para o delivery, essas formas de pagamento não serão aplicadas automaticamente.
1.3 Forma de Pagamento – Delivery #
Para configurar as formas de pagamento do delivery, siga o passo a passo:
1º Acesse o portal Cooki Gestão, vá até a guia “Financeiro” > “Formas de Pagamento”.
- Na parte superior da tela, você verá a seção Pagamentos pelo Site;
- Ali você verá todas as formas de pagamento padrão do sistema, bem como se estão ativadas ou não.

Quer ativar as formas de pagamento para o seu site? É bem fácil:
2º Clique em “Pagamentos pelo app/site” para ver todas as formas de pagamento desativadas.
3º Marque as opções que você deseja disponibilizar no site:
- À medida que você marca as opções, elas já ficam visíveis no site, prontas para o uso dos clientes.
- Verde = Ativos; Vermelhos = Desativados.
Quer vincular as formas de pagamento do delivery com as do salão lá no Sistema Cooki Gestão?
4º Na seção de “Pagamento salão”, clique em “Vincular Bandeiras do Site/App”;

5º Selecione o pagamento que já usa no salão (“Cooki Gestão”) e o relacione com os que você configurou para o delivery (“Cardápio Digital”)
O sistema Cooki Gestão vai respeitar as configurações de dia de recebimento e taxas para esses pagamentos, garantindo um controle financeiro preciso. Quando receber um pedido de delivery, o sistema Cooki Gestão informará no financeiro: Quando você receberá o valor da venda e quanto vou pagar de taxa operacional associada à transação (treinamento específico sobre isso aqui).

Observação Importante: Estas configurações são válidas apenas para o delivery. Para as transações no salão físico, as configurações de pagamento devem ser feitas separadamente.