Tudo que você precisa saber sobre a Cooki está aqui!

Base de conhecimento da Cooki gestão

Agora, vamos juntos configurar as suas formas de pagamento no Portal da Cooki. Com esses ajustes, você vai deixar tudo organizado no sistema, facilitando o dia a dia do seu estabelecimento.

Bora para o passo a passo….


1.2 Forma de Pagamento – Salão #

Para configurar as formas de pagamento do salão, siga o passo a passo:

Acesse o portal Cooki Gestão, vá até a guia “Financeiro” > “Formas de Pagamento.

  • Aqui, você verá todas as formas de pagamento já cadastradas para uso no salão, no nosso sistema Cooki Gestão.

Quer adicionar uma nova forma de pagamento? É bem fácil:

  • Clique no botão “Adicionar”.
  • Na tela que vai abrir, você só precisa preencher os seguintes campos:
    • Nome: Insira o nome que quer dar à forma de pagamento;
    • Cod. Integração: Campo preenchido preenchido automaticamente no caso de integração fiscal
    • Ordem Exibição: Defina a posição em que essa forma de pagamento vai aparecer na lista (1º, 2º, etc.).
    • Classificação: Escolha o tipo de pagamento — pode ser PIX, carteira digital, ou “Não Classificado”, caso não se enquadre em nenhuma categoria específica.
    • Ativo: Mantenha essa opção marcada para que a forma de pagamento esteja disponível.
    • Não Emitir Cupom: Marque essa opção se essa forma de pagamento não precisar emitir cupom fiscal.

Organize as bandeiras de cartão que você recebe:

Na categoria Cartão de Crédito/Débito, clique nos três tracinhos no canto direito e escolha “Adicionar Forma de Pagamento”.

  • Ele vai criar uma forma de pagamento “filho”

Adicione os dados que se pede:

  • Nome da bandeira: Coloque o nome do cartão, como Visa, MasterCard, etc.
  • Ordem de exibição: Escolha em que posição esse cartão vai aparecer na lista (1º, 2º, etc.).
  • Data de recebimento: Quanto tempo leva para o dinheiro cair na conta.
  • Taxa de operação: Percentual que o cartão cobra em cada venda.

Quer desativar uma forma de pagamento que não usa mais? É simples:

Clique na forma de pagamento que deseja desativar e clique na “bolinha verde”.

  • Ela vai desaparecer da lista de opções para o cliente, mas a configuração fica salva no sistema, caso você precise reativá-la.
  • Verde = Ativo. Vermelho = Inativo

Importante: Estas configurações são válidas apenas para as transações feitas no salão físico. Para o delivery, essas formas de pagamento não serão aplicadas automaticamente.


1.3 Forma de Pagamento – Delivery #

Para configurar as formas de pagamento do delivery, siga o passo a passo:

Acesse o portal Cooki Gestão, vá até a guia “Financeiro” > “Formas de Pagamento”.

  • Na parte superior da tela, você verá a seção Pagamentos pelo Site;
  • Ali você verá todas as formas de pagamento padrão do sistema, bem como se estão ativadas ou não.

Quer ativar as formas de pagamento para o seu site? É bem fácil:

Clique em “Pagamentos pelo app/site” para ver todas as formas de pagamento desativadas.

Marque as opções que você deseja disponibilizar no site:

  • À medida que você marca as opções, elas já ficam visíveis no site, prontas para o uso dos clientes.
  • Verde = Ativos; Vermelhos = Desativados.

Quer vincular as formas de pagamento do delivery com as do salão lá no Sistema Cooki Gestão?

Na seção de “Pagamento salão”, clique em “Vincular Bandeiras do Site/App”;

Selecione o pagamento que já usa no salão (“Cooki Gestão”) e o relacione com os que você configurou para o delivery (“Cardápio Digital”)

O sistema Cooki Gestão vai respeitar as configurações de dia de recebimento e taxas para esses pagamentos, garantindo um controle financeiro preciso. Quando receber um pedido de delivery, o sistema Cooki Gestão informará no financeiro: Quando você receberá o valor da venda e quanto vou pagar de taxa operacional associada à transação (treinamento específico sobre isso aqui).

Observação Importante: Estas configurações são válidas apenas para o delivery. Para as transações no salão físico, as configurações de pagamento devem ser feitas separadamente.

Atualizado em dezembro 10, 2024
plugins premium WordPress