Sabe quando um produto estraga, passa da validade ou quebra durante o manuseio e precisa sair do estoque? 📤 Quando isso ocorre, é importante registrar corretamente a saída desse item no sistema para manter o estoque atualizado e organizado.
Um exemplo prático: imagine que você comprou refrigerantes, mas o prazo de validade venceu 😥. Nesse caso, você precisa registrar a saída como uma perda ou avaria, sem associá-la a uma venda.
1º Clique em “Cadastros” > “Estoque” > “Saída de Produtos” no menu;
2º No canto superior direito, clique em “Add Saída de Produto”;
3º Na seção “Dados Saída de Produto”, preencha os seguintes campos:
- Descrição: Aqui você deve definir uma identificação para a saída que está registrando, como “Refrigerante Vencido” ou “Cerveja Quebrada”.
- Tipo de Saída: Selecione “Perda ou Avaria”, “Troca ou “Devolução”, “Outras Saídas” ou “Almoxarifado”, dependendo da situação;
- Data da Emissão: O dia em que a saída está acontecendo;
4º Na seção “Adicionar o Item”:
- Saída de Produtos de Venda Direta (Item 1.1.1):
- a) Selecione o Produto/Insumo que deseja retirar,;
- b) Informe a quantidade no campo “Qtde”;
- c) Clique em “Adicionar Item”.
- Saída de Produtos Fabricados (Item 1.1.2):
- a) Selecione a Ficha Técnica vinculada àquele produto;
- c) informe a quantidade no campo “Quantidade de Ficha Técnica”;
- d) Clique em “Adicionar Ficha Técnica”.
5º Inclua a quantidade de produtos, insumos ou fichas técnicas forem necessários para o registro daquela saída e clique em “Salvar”
Pronto! O sistema descontará automaticamente os itens do estoque, mantendo tudo atualizado. 😊
