Definindo seus insumos, fica fácil de você gerenciar o seu estoque e evitar desperdícios. Porém, é imprescindível que todas as entradas sejam registradas. É importante registrar corretamente as compras realizadas, informando as quantidades adquiridas e os custos, para manter o controle organizado e evitar faltas no estoque. 🛒📦
1º Todas as vezes que realizar uma compra de insumos para o seu estabelecimento, clique em “Cadastros” > “Estoque” > “Entrada de Produtos”;
2º Clique no botão roxo: “Add Entrada de Produtos”
3º No campo Descrição, coloque algo que ajude você a identificar essa compra de forma fácil e prática. Pode ser o número da nota fiscal ou qualquer detalhe que faça sentido para o seu controle, como uma palavra-chave ou referência específica! 😊
4º Data da emissão é o dia da entrada;
5º Na sessão “Adicionar Item”, selecione o produto/insumo;
6º Insira a quantidade do produto, sendo:
- UN: Unidade de medida escolhida para aquele insumo no momento do cadastro dele;
- Qtde.: A quantidade unitária daquele produto comprado, de acordo com a unidade de medida pré-cadastrada;
- Volume da Emb.: Quantidade de produtos por embalagem, caixa, fardo etc.
- Você consegue colocar, por exemplo, 2 fardos com 12 refrigerantes, incluindo “2” no campo “Qtde” e “12” no campo “Volume da Emb.”. Isso vai calcular automaticamente a quantidade de produtos que você tem no campo “Qtde Total” – neste exemplo: 24 refrigerantes.
7º Insira, se necessário, o Valor Unitário daquele produto. Quanto cada um custou para você?
- Não se preocupe, pois essa informação é somente para controle interno e não afetará o valor de venda previamente definido no seu produto.
8º Clique em “Adicionar Item”:
- Você pode adicionar quantos insumos desejar em uma única entrada, tornando o processo totalmente flexível. Caso faça apenas uma compra semanal, por exemplo, pode usar a descrição “Compra da Semana” e incluir todos os produtos adquiridos naquele momento para abastecer o seu negócio.
9º Incluiu todos os produtos? Agora clique em “Salvar”, para adicionar a entrada. 😊
- Você verá que aparecerá uma mensagem de aviso para atualizar os valores dos insumos, clique em “Sim, quero atualizar!” e não se preocupe, pois esta informação é somente para controle interno e não afetará o valor de venda previamente definido no seu produto
